sexta-feira, 3 de abril de 2009

A Crise Atual e a Deontologia

A crise que vivemos atualmente atinge todo o mundo, desde os países mais pobres até as maiores potencias. Todos os setores da sociedade são atingidos, do pobre ao rico, da criança ao idoso, ninguém escapa.

Essa crise é financeira, social, educacional, política, ética etc., de origem obscura e, até agora, sem cura. O Brasil, especificamente, já nasceu com crise.

A crise no nosso país é de responsabilidade e culpa, em grande parte, dos nossos políticos (representantes), que são escolhidos por voto popular para que possam resolver os problemas das nossas cidades, Estados e do nosso país. Mas isto não acontece na pratica, quando eleitos, a grande maioria só pensa em si mesmo, agindo de má fé e se desviando de suas funções.

O maior problema é que a maioria dos políticos brasileiros não tem nenhuma noção deontológica e, por isso, costumam ter as atitudes que já estamos acostumados a presenciar, como os atos de corrupção.

Com seus atos corruptos, fraudulentos e até displicentes, deixam de atender as necessidades de alguns setores da sociedade que muito precisam. Agem fora dos princípios éticos e morais deixando a população carente desamparada. Como o que acontece nos abrigos de idosos sustentados pelo poder público, que, em sua maioria, funcionam com as estruturas totalmente deterioradas, sem nenhum saneamento, atendimento médico e alimentação adequada. Os velhinhos, além de já terem sido abandonados pelas famílias, ainda ficam nesses abrigos sem nenhum amparo, sendo tratados, muitas vezes, como bichos.

Se os nossos políticos se preocupassem mais em agir de acordo com a ética e, conforme a deontologia, a crise no Brasil poderia não está extinta, mas, provavelmente, estaria bastante amenizada. E, talvez, não tivéssemos vivendo numa sociedade tão precária como a de atualmente.

Os nossos representantes deveriam, antes de assumirem os seus cargos, assistir aulas de deontologia, para que suas ações fossem trabalhadas dentro dos padrões éticos, assim, problemas como a violência e a fome estariam superados em nosso país. E a população, que os elegeu, estaria satisfeita, pois as pessoas em que votaram estariam cumprindo as funções que lhes foram confiadas.

A falta de ética com que grande parte dos nossos representantes exercem seus mandatos é, na verdade, a grande responsável pela crise descontrolada que vive o Brasil. Se a deontologia fosse realmente empregada nesse setor (da política), os desvios de conduta não seriam aceitos e o poder transferido da população para um indivíduo, que os represente, seria usado a favor do bem social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário